terça-feira, 19 de maio de 2009

BELÍSSIMA FESTA ''III PRÊMIO AÇORIANOS DE ARTES PLÁSTICAS"






fotografias_rejane(xi)
Foi entregue no dia 8 de maio de 2009, em cerimônia realizada no Teatro Renascença, o III Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, conferido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Foi uma noite emocionante. Juro que ao ver todo auditório, em pé, aplaudindo os homenageados deste ano, meus olhos marejaram. Foram homenageados, por suas carreiras, o artista Xico Stockinger (que já deixa saudades), o jornalista e marchand Décio Presser (que junto com Renato Rosa lançou o 1º Dicionário de Artes Plásticas do Rio Grande Do Sul/ 1997) e o jornalista, crítico literário e escritor Luiz Carlos Lisboa. Momentos assim é tudo queremos...
Nós, artistas livres, tivemos mais um momento iluminado, quando nosso colega, amigo e grande artista, ROGÉRIO LIVI, ergueu DOIS troféus, para nossa alegria e de sua esposa Silvia (tb. artista plástica e gravurista). Como Artista Revelação de 2008, recebeu um troféu do Grupo RBS e o troféu prêmio Açorianos. Parabéns a você, nesta e em novas datas que sabemos ACONTECERÃO.
Karin Lambrecht foi vencedora nas categorias pintura, exposição coletiva (onde dividiu o troféu com Elaine Tedesco e Lúcia Koch) e foi escolhida artista destaque de 2008, recebendo por isso, além do troféu, um prêmio no valor de R$ 6 mil.
O júri de premiação foi composto por Gisele Menezes, Walmor Corrêa, Mara Caruso, Gaudêncio Fidellis e Ana Flávia Baldisseroto.
A lista de artista vencedores e sua categorias são:
Cerâmica Bira Lacava
Desenho Eduardo Kickhfol
Escultura Elaine Tedesco
Fotografia Leopoldo Plentz
Gravura Rodrigo Pecci
Individual Bez Batti - escultura no MARGS
Instituição Fundação Iberê Camargo
Mídias Tecnológicas Grupo IO
Pintura Karin Lambrecht
Coletiva Espaços Desdobrados Elaine Tedesco, Lucia e Karin Lambrecht
Revelação Rogério Livi
Projeto Alternativo Subterrânea
Curadoria Equipe do Projeto Weingärtner
Catálogos / texto e Livros Sandro Ka por Livro – Objeto de desejo
Apoio Patrocínio Zaffari e Tramontina pela climatização, iluminação e catálogo da Pinacoteca Aldo Locatelli
Premio Especial do Júri Jose Francisco Alves
Premio Especial de Incentivo Adalberto Almeida
Artista Destaque Especial do Ano Karin Lambrecht

Até aqui já estava prá lá de bom, mas teve mais + + +, teve pizza da Cia das Pizzas (acreditem... quentinhas-quentinhas.. prá quem se posicionou lá pelas bandas do bar da Maria), garrafinhas de água " VERSANT" super estilosas, muito bate-papo e muitos encontros saudosos. DEPOIS...... a festa continuo lá no DHOMBA, que agora tornou-se apoiador oficial desse evento (será que foi isso que eu entendi?? ... xiiii, espero não estar mentindo). Ambos , Premio Açorianos de Artes Plásticas e Dhomba Art & Pub, completaram 3 anos de existência e parece que resolveram seguir os próximos anos de mãos-dadas. Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário