terça-feira, 23 de junho de 2009

MAR A TONA___36 HORAS NO SERTÃO

ROTEIRO MARATONA LITERÁRIA 3


Nesta sexta-feira, 26 de junho, às 19h, o Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307) se transformará em um grande arraial para receber O Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
A Maratona Literária 3 será uma jornada de 36 horas, que terá começo na palavra NONADA e tentará chegar na última: TRAVESSIA. Para vencermos o longo caminho das Veredas de Guimarães teremos um intenso revezamento dos leitores/corredores e 18 atrações artísticas, organizadas pelo Cabaré do Verbo.
Traga qualquer livro e use a Estante/Instante de Troca de Livros. Para ninguém dormir na festa teremos o chimarrão da Vier, muito Café do Mercado, quentão, comidinhas e arte à vontade do Espaço Livre do Atelier. Todos poderão participar do Correio Literário e se cadastrar como usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, que estará aberta para visitação.
O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Web Putzgrila que vai lançar um desafio aos leitores/corredores. Quem ganhar leva um MP3. A Não Editora fará um sorteio dos livros das novas caras literárias de Porto Alegre. A Moliterno Livraria e Café vai sortear o Grande Sertão: Veredas e a Editora da Cidade estará com muitas promoções de livros do catálogo.
A Maratona Literária 3 terá cobertura em tempo-real no Twitter e por webcam. Traga sua caneca para o quentão, sua cuia e saco de dormir se o sono apertar.

Participe dessa idéia. Leve seus amigos. Ler também pode ser uma festa!

Daniel Weller
Coordenador do Livro e Literatura
Secretaria Municipal da Cultura

BLOG: maratonaliteraria.blogspot.com
VÍDEOS: www.youtube.com/user/maratonaliteraria
FOTOS: www.picasaweb.google.com/dweller.br
TWITTER: maratonadolivro


Apoiadores:

Acrilex Tintas Artísticas, Atelier Livre, Cabaré do Verbo Mostra Artística, Café do Mercado, Clube de Reciclagem Morro da Cruz, Creative Estúdio Fotográfico, Editora da Cidade, Expresso do Oriente, Gráfica D21, Instituto de Letras da UFRGS, Jornal Vaia, Libretos Editora, Livraria Cultura, Moliterno Livraria e Café, Não Editora, Rádio Web Putzgrila, Restaurante Rei do Mocotó e Vier Erva Mate
.

Realização: Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura de Porto Alegre
Artistas Convidados: Artistas Livres do Atelier Livre, Banda Municipal de Porto Alegre, Diego Petrarca, Dionysius, Fernando Saldanha, Forró Tribo Brasil, Grupo Lá Fora Musical, ParaLêlos, Jess e Jair, Milena Dugacsek e Heber Nascimento e músicos convidados, Paulo Garra e Sandro da Gaita, Rafael Sonic e Banda, Turucutá e Vivi Schames.

Sexta-feira noite 26 de junho – Sábado madrugada 27 de junho

19h – Abertura:
Banda Municipal de Porto Alegre e Desfile Clube de Reciclagem Morro da Cruz - Casamento na Roça

19h30 – Apresentação:
Início Espaço Livre e da Leitura
Grande Sertão: Veredas
21h – Grupo Lá Fora Musical
Música regional brasileira
21h30 - Rafael Sonic e banda
Música folk
22h – Leitura
Grande Sertão: Veredas
23h30 – Duo de flautas de Milena Dugacsek e Heber Nascimento e músicos convidados Elisa Pinheiro e Carla Kieling + Malabares de Fogo com Vivi Schames

0h - Mocotó pra levantar a leitura Leitura Grande Sertão: Veredas
Rei do Mocotó

01h30 – Poesia ParaLêlos e Diego Petrarca
02h - Leitura ___ Grande Sertão: Veredas
03h30 – Jess e Jair: Cancioneirismo
04h30 - Leitura ___ Grande Sertão: Veredas
Sábado manhã/tarde/noite 27 – domingo madrugada 28 de junho

9h – Intervalo do Café da Manhã Uns pilas pro Bar do Lupi
09h30 – Leitura ___Grande Sertão: Veredas

Programação Paralela da Coordenação do Livro e Literatura: Seminário de Cultura Francesa
Cinema Francês – Roger Lerina
Pós-Estruturalismo – Juremir Machado


10h – Êita uma esticadinha com a Fisioterapia Global
10h30 - Leitura ___Grande Sertão: Veredas

13h30 – Hora da bóia
Uns pilas pro Bar do Lupi

Paulo Garra e Sandro da Gaita tocam música tradicional riograndense

14h30 - Leitura ___ Grande Sertão: Veredas
16h – Fernando Saldanha música tradicional: chamamé e milonga
16h30 - Leitura ___Grande Sertão: Veredas
18h30 – Banda Dionysius com
MBP
19h30 – Leitura ___Grande Sertão: Veredas
21h – Forró Tribo Brasil
21h30 – Turucutá com Maracatu

22h – Leitura ___Grande Sertão: Veredas
23h30 – Artes da Resistência
0h – Leitura ___Grande Sertão: Veredas

1h30 – Artes da Resistência
02h - Leitura ___Grande Sertão: Veredas
Finalização. Será
?



Sobre a Maratona:


******************************************************************* Texto da comunidade “Maratona Literária” do Orkut – 370 Participantes

Um livro, uma data e um lugar para leitura em grupo. Cada um lê, em voz alta, os trechos que desejar entre goles de café e algumas pausas para recuperar o fôlego da corrida. Ao final do livro ou do fôlego dos leitores será a vez da premiação literária. A idéia é criarmos um grupo, que se encontre periodicamente, para leitura de livros. A cada encontro um livro vencido.

Espalhe essa idéia aos seus amigos e participe da Comunidade. Basta digitar "Maratona Literária" em "pesquisa do orkut".

*******************************************************************


Texto do convite para leitores/maratonistas

A Maratona é um evento literário pioneiro em Porto Alegre, projeto já consagrado em Madri, que ocorre em espaços públicos, funcionando ao mesmo tempo como oportunidade de encontro de leitores de todas as idades e homenagem aos livros e à literatura.

A Maratona consiste na leitura coletiva de um livro. Haverá um revezamento de leitura em voz alta, a partir de uma lista de pessoas que confirmaram presença e todas aquelas que estarão na noite de sexta-feira e que tenham interesse de participar da corrida pela literatura. Na terceira edição da Maratona o livro escolhido foi o Grande Sertão: Veredas. Nos intervalos de leitura teremos intervenções de grupos artísticos locais, organizados pelo Cabaré do Verbo e pelo Atelier Livre. O evento é gratuito e para todas as idades. Durante as pausas de leitura também será servido café, quentão e chimarrão. Os convidados são o público em geral, a classe artística, jornalistas e representantes da política de Porto Alegre.

Um comentário: