domingo, 14 de junho de 2009

ENVOLVA O ATELIER (E) SE ENVOLVA COM SUA OBRA
Projeto: um mosaico de obras 50cmX50cm cada, formando módulos de 50 obras (5 na altura por 10 na largura),que ligados entre si, envolverão o Atelier Livre por fora.
Grupo proponente: Betina Borne, Clotilde Maso, Carmen Sansone, Enilda Rocha, Estelita Branco, Luis Leite, Marcelo Monteiro, Nikk Mayer, Rejane Michel, Rosani Morais, Tânia Cappra.
Participantes: todos os integrantes dos cursos, oficinas e projetos do Atelier Livre.
Período: Recepção de obras: de 20 de maio de 2009 à 20 de dezembro de 2009; conclusão das montagens: janeiro e fevereiro de 2010; evento: março de 2010.
Justificativa/Histórico: A participação e o envolvimento de grupos de artistas/alunos do Atelier Livre nos eventos 24 horas... e na 1ª Maratona de Literatura provocaram uma reflexão por parte dos envolvidos sobre o quanto devemos e podemos atuar dentro deste espaço destinado à discução e produção de arte. Desta reflexão surgiram questões sobre o quanto das potencialidades deste espaço são aproveitadas e o quanto da capacidade produtiva de seus usuários é conhecida. Observamos uma grande carência de integração da comunidade de artistas/alunos e uma falta de conscientização dos mesmos sobre a importância fundamental do papel do artista/aluno para a continuidade da instituição e seus sentidos. A partir daí marcamos reuniões com o objetivo de nos unirmos e sanarmos essas dúvidas e carências. Um blog foi criado pelos e para os artistas/alunos, mas a afluência, tanto às reuniões como ao blog, foi mínima. Nestas reuniões houve a participação do professor Cavalcante, no papel de mediador entre os artistas/alunos e a direção. Destas reuniões surgiu uma sugestão do Cavalcante para este projeto, que decidimos adotar e investir.
Objetivos : Desenvolver um projeto que mobilize toda a comunidade de artistas/alunos do Atelier Livre para a produção de uma grande obra coletiva, a ser apresentada no evento ENVOLVA O ATELIER (E) SE ENVOLVA COM SUA OBRA; Gerar motivação para encontros, debates e atividades dos artistas/alunos em prol do desenvolvimento de um projeto comum; Possibilitar a oportunidade para a criação de uma comissão de representantes dos artistas/alunos, a fim de estabelecer um diálogo com a direção do Atelier Livre, compreender e apoiar ações de melhorias e expansão da instituição; Chamar a atenção da população para a existência e a função do Atelier Livre dentro do Centro Municipal de Cultura.

Participação QUEM - Todas as pessoas integrantes de cursos, oficinas e projetos do Atelier O QUÊ: A execução do mosaico de obras necessita de alguns critérios:• Temáticas: 1) Conteúdos das Maratonas Literárias 2) O Atelier Livre• Suporte: tecido firme o suficiente para ser costurado em máquina comum • Técnica: livre• Tamanho: 50cmX50cm; imagem até 48cmX48cm• Nome completo do artista no verso da obra
QUANTIDADE - número ilimitado de trabalhos;
QUANDO - As produções poderão ser executadas:• Durante as atividades das Maratonas Literárias;• Durante as aulas dos cursos regulares ou oficinas;• Em horário livre no Atelier Livre ou em casa..
COMO – entrega dos trabalhos a cada encontro dos artistas/alunos, na segunda quarta-feira de cada mês, às 18h, embaixo da escada, ou na sala de Desenho 1.
Processo/etapas Na medida em que os trabalhos individuais forem executados, poderão ser expostos pelo autor, nos painéis pretos do segundo andar (cedidos pela direção aos artistas/alunos do Atelier), sendo retirados a cada semana, pelo autor e entregues à equipe organizadora (mesma proponente), no momento das reuniões de alunos. Esta equipe se responsabilizará por guardar os trabalhos, organizar equipes para montagem e costura dos módulos, bem como registro e exposição dos mesmos. Cada conjunto de 50 trabalhos irá compor um módulo nas dimensões de 2,5mX5m, resultantes da costura de 5unidades na altura por 10 unidades na largura. Cada módulo concluído será exposto, na medida do possível, no corredor do 2º piso, acompanhado da lista dos artistas integrantes. Quando o número de módulos for suficiente para envolver o Atelier, eles serão ligados entre si pela largura, mantendo a altura de 2,5m, resultando na faixa programada. O envolvimento do Atelier por esse mosaico e dos artistas/alunos por suas obras, pretende ser, em março de 2010, ser um dos eventos que abrem o ano comemorativo dos 50 anos do Atelier Livre. Todo o processo será registrado por fotografia. Ao final os registros serão editados, compondo um arquivo virtual. Esse arquivo poderá se transformar num livro desde que se encontrem parceiros, patrocinadores e apoios para que o mesmo se efetive. Após o evento, os módulos integrantes do mosaico que envolveu o Atelier poderão ser expostos em outros espaços expositivos, museus, galerias e instituições, interessados em manter intercâmbios culturais com o Atelier Livre.
Estelita Branco

2 comentários:

  1. Bela iniciativa, vou tentar participar deste evento, aproveito para parabenizer pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá pessoal... Precisamos de MUITAS e muitas obras para podermos cumprir com nosso objetivo.

    ResponderExcluir